RPA já tem se tornado um grande potencial de melhoria de processos nas empresas que estão investimento significativamente em soluções de automação robótica. Vamos à análise de custo e benefícios do RPA.
Pesquisas mostram redução de custos, aumento de produtividade, informações saneadas e confiáveis e na melhoria para o consumidor após a implementação robótica de processos. Inicialmente esperava-se um retorno de payback em média de 15 meses, porém, em geral este retorno está em apenas 9 meses.
Explicando detalhadamente sobre os redução de custos temos o seguinte cenário:
Redução de Custos entre 10-20% em processos de negócios com um RPA:
Um processo de negócio tem uma serie de recursos e insumos que devem ser considerados para calcular o custo do processo:
Imagine um processo de cadastramento de nota fiscal. Temos custos com recursos humanos que precisa estar na empresa durante 8 horas ou mais consumindo energia, cafezinho, água etc…temos também as licenças do software que ele precisa trabalhar como o ERP, computador, infra e vários outros custos associados.
Este cálculo normalmente é feito pela área de finanças da empresa. Repare que neste caso e de vários outros, o custo pode ser reduzido simplesmente em horas de trabalho do ser humano uma vez que o processo é executado mais rápido e ainda pode ser feito fora do horário de trabalho. Até o custo de um ótimo cafezinho pode ser reduzido… :/
Acurácia com RPA
Os robôs eliminam erros humanos. Por consequência, temos menos retrabalho e o custo do homem hora pode ser menor.
Eficiência com RPA:
Os robôs trabalham 24 x 7 x 365, ou seja, não param de trabalhar, simplesmente trabalham para você ano todo e o dia inteiro sem parar. Logicamente depende do recurso computacional estar ligado em pleno funcionamento para que eles trabalhem para você inclusive nos finais de semana sem se preocupar com hora extra..
Implementação do RPA:
Podem ser implementados e mantidos junto com outras aplicações e processos da empresa.
Imagine em uma empresa um processo de demissão de um colaborador. Neste caso a empresa precisa de contratar outro colaborador para continuar o processo, porém neste tempo a empresa perde um tempo no recrutamento e seleção e demais custos envolvidos com relação ao tempo. É neste período a empresa poderá perder toda a performance na continuidade dos processos. Mas o que isto quer dizer?
Quer dizer que um robô poderá ser construindo/desenvolvido em paralelo à um desligamento voluntário em muitas vezes menos de 15 dias. Desta forma, o processo que este antigo colaborador estava participando poderá ser substituído rapidamente.
Em termos de custo de implementação de RPA o impacto pode ser muito grande não é mesmo?
RPA TCA – Custo total de automação
Este custo varia de empresa para empresa pois os processos não são iguais e igualmente a maturidade dos processos em termos de gerenciamento.
Aqui entra um trabalho de BPM(Business Process Management) que será falado em um próximo post. Se a empresa não realizar um levantamento correto identificando as oportunidades de melhoria não há o que se falar em iniciar uma implementação de RPA… não faz sentido algum! Automatizar o CAOS? Pense nisso.
Continuando o TCA:
Temos o custo de desenvolvimento:
Importante citar alguns números, aqui será citado o valor do software de automação robótica UiPath. Importante dizer que cada software tem um gerenciamento de licenças diferenciado e isto deve ser considerado. Vamos aos números:
- No UiPath o custo é por robô.
- UiPath Studio: O custo é em cerca de US $ 3 mil por ano.
- Assisted RPA ( 1 robô): Cerca de US $ 1,2 mil por ano.
- Unassisted RPA (1 robô): Cerca de US $5 a US $ 8 mil por ano.
- Orchestrator: Cerca de US $ 20 mil por ano.
Será que vale a pena? Experimento calcular os encargos trabalhistas por ano de um colaborador.
Obs: Não mencionei o custo do desenvolver RPA pois vai variar do nível de conhecimento e da empresa que será contratada.
Custo de Mudança dos processos:
Aqui depende, se a empresa optar por realizar o levantamento dos processos antes de iniciar a automação. Deve-se levar em consideração se será realizado por consultoria externa ou não. Optando por usar recursos internos da empresa, este custo diminui drasticamente em relação à consultoria.
Deixo aqui uma dica. Realize um pequeno treinamento para seus colaboradores ensinando pelo menos os três itens destacados abaixo:
- Análise Swot: Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional. Ela veio da escola de Design e é simples e informal. Fonte
- Um pequeno treinamento sobre BPMN. Aqui é importante destacar que não precisa usar toda a notação pois os elementos básicos já ajudam em mais de 70% na modelagem e no entendimento do processo. Vai por mim.
- Ensine a Preencher o diagrama de escopo. Deixarei aqui um modelo em breve, ainda preciso ajustar a área de downloads do site.
Com estes três simples passos você poderá economizar e muito no custo de mudanças do seu projeto.
Custo de Gerenciamento do robôs RPA:
Depois da implementação dos robôs, estes processos precisam e devem ser monitorados e modificados sempre que tiver uma oportunidade de melhoria pois entendemos que processos não são “engessados” na maioria dos casos. Entra aqui o custo de um profissional especialista em RPA que também justifica o custo.
Sabendo dos custos e benefícios, no próximo post vou explicitar ainda mais o que é cada tipo de RPA citado no primeiro artigo pois agora você tem noção do investimento e este vai depender do tipo de robô que irá construir.
Abraços
Fonte