RPA(Robotic Process Automation) traduzindo para o português é a Automação Robótica de Processos, ou seja, são robôs de software que executam a tarefa humana em um determinado processo. RPA fornece melhorias excepcionais na precisão e no tempo do ciclo de um processo e aumenta a produtividade no processo de transações, enquanto eleva a natureza do trabalho, removendo tarefas repetitivas e manuais. Mas isso não quer dizer que o robô irá resolver todos os problemas em processos de uma empresa.

Em uma empresa de call center, pode se beneficiar da RPA para por exemplo, registrar ligações, automatizar cobranças que antes eram realizadas manualmente, etc

Além disso, vou destacar outros usos:

  1. Você pode cobrar seus clientes configurando um robô que diariamente acessa sua base de clientes e envia por e-mail um boleto;
  2. Enviar notificações para clientes que estão em débito com você;
  3. Vários cálculos complexos podem ser realizados;
  4. Monitorar, por exemplo, tarefas automatizadas do seu sistema operacional;
  5. Gerar respostas automáticas para um e-mail;
  6. Tarefas manuais no sistema ERP;
  7. Mover arquivos e pastas;
  8. Extrair vários dados de um formulário para preencher outros formulários;
  9. Leituras e gravações em Bancos de dados

Vale destacar aqui que você pode programar vários robôs em uma máquina seja ela local ou virtual

Classificação de software para Robôs

  • RPA 1.0 – RPA Assistido
    Aqui a automatização é realizada apenas parte do processo, como exemplo, automatizar uma tabela de índice de INPC disponível em um site e inserir no seu sistema;
  • RPA 2.0 – Unassisted RPA
    É a construção de um Robô do início ao Fim. Normalmente colocado em um servidor para que todo o processo não seja necessariamente assistido.
  • RPA 3.0 – Autonomous RPA
    Torná-los autônomo. Mais usado para balanceando de cargas, noção do contexto onde vai ser executado etc. É praticamente uma evolução do 2.0.
  • RPA 4.0 Cognitive RPA:
    Robô mais robusto com inteligência artificial. Ou seja, o próprio robô aprende com ele mesmo. Isso até ASSUSTA :/

O importante entender que você precisa selecionar qual tipo de robô servirá para o seu processo.

Onde as empresas podem ter vantagens em usar um RPA

Imagine na situação de um empresário te perguntar: Como posso ter resultados positivos com RPA?

Só redução de custos não adianta, afinal, melhoria de processos sempre tende à melhoria de custos. Vou destacar aqui os principais motivos para se ter um RPA:

1 – Redução de erros de entradas de dados e erros manuais
Todo ser humano pode falhar, neste caso, com o Robô você reduz este erro drasticamente. Imagine você um auxiliar em uma empresa que coleta todos dados de uma nota fiscal digital de uma prefeitura qualquer e tenha que inserir no ERP várias e várias notas? Pode errar certo? Neste caso o robô poderá inserir todas as notas para você e no final do dia pode verificar simplesmente quais foram as notas que o robô não conseguiu ler e inserir no sistema ou corrigir os erros para que na próxima execução o robô tenha menos falhas.

2 – Melhoria na qualidade de dados
Dados imputados em banco de dados por ser humano podem ser inseridos em qualquer tipo de formato. Alguns sistemas não fazem suas consistências, por exemplo:
Um campo data pode ter várias máscaras como por exemplo: dd/mm/aaaa | mm/dd/aaaa. Imagine um ser humano inserindo datas como: 10/2019 ou 1/13/2020? Pois bem, o robô poderá inserir corretamente os dados. Estes dados são geralmente usados em reuniões para tomadas de decisões.

3 – Redução da carga de trabalho
Este item está ligado diretamente aos tópicos 1 e 2. O colaborador poderá ter mais tempo livre para resolver outros problemas da empresa de mais alto nível. Aqui é relação de ganha ganha.

Algumas pesquisas mostram que o principal fator motivacional para o colaborador não é o salário. O colaborador quer mais desafios pois quer trabalhos criativos, liberdade para fazer mais com menos. Há de se falar aqui também sobre a GDPR pois os robôs podem trabalhar com os dados mais sensíveis da empresa que entrará em vigor no próximo ano.

Este foi um resumo, uma breve introdução sobre o RPA.

No próximo post falarei sobre:

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