Antes de COMEÇAR uma campanha de google ads precisamos realizar alguns ou vários ajustes principalmente na conta do cliente pois precisamos executar um trabalho bem feito para que as campanhas tenham uma ótima performance e por consequência mais vendas para você ou o seu cliente. Não saia fazendo tudo que der na sua cabeça, ok? Aqui está um roteiro bem elaborado para você se sair bem na PREPARAÇÃO de uma campanha.
Etapas de uma reunião de Google ADS
Destaco aqui um briefing inicial de como iniciar uma campanha de google ads para o seu cliente ou para você mesmo. São 7 simples passos para você seguir:
1 – Realizar o levantamento das informações e Objetivo
Extremamente importante entender o que o cliente quer alcançar, o que ele quer vender e entender exatamente como é o processo de venda para realizar o tráfego no google ads. Este é um Briefing essencial para ser realizado logo na primeira reunião. Faça perguntas como:
1.1 – Quais são os produtos ou serviços que a empresa ou você oferece?
Você como especialista/gestor de tráfego precisa ter a noção ou até mesmo entender tudo do negócio do seu cliente vende pois facilita o seu entendimento para definir os objetivos das campanhas e instalar as tags de conversões.
1.2 – Quais são os produtos ou serviços que precisa ser anunciado na internet?
Geralmente os clientes têm uma variedade muito grande de produtos e neste caso precisa definir a quantidade pois o resultado final vai variar de acordo com o investimento do cliente. É preciso também analisar o melhor produto ou o mais vendido ou aquele que queira iniciar as suas vendas
1.3 – Quais são as palavras chaves mais importantes que o anuncio vai ter?
Exemplo: Mecanica em BH. | Troca de Embreagem em BH -> O gestor de tráfego também deverá pesquisar para inserir palavras chaves adicionais. Estas palavras podem ser buscadas através do Google AdWords ou UbberSugest.
1.4 – Qual é o valor disponível para o gerenciamento das campanhas?
As campanhas dependem muito do valor que o cliente tem a disposição pois o valor será distribuído nos principais produtos/serviços.
– Importante entender quais são os principais e ou maiores problemas que o público/cliente do seu cliente enfrenta diariamente ou quando há uma necessidade em pesquisar pelo produto que seu cliente está divulgando. Este levantamento é extremamente importante para que o gestor de tráfego em google ads entenda melhor o processo de venda do seu cliente. Neste contexto você pode propor as ideias para melhorar o aspecto e a forma do anúncio como a copy certa para o público certo.
1.5 – Área geográfica de atuação da empresa?
Precisa saber quais são os locais em que o cliente atua. Imagine, um exemplo, uma empresa de delivery que atende determinados bairros, determinada distância…
1.6 – Quais os dias e horários que o cliente trabalha?
Isso também é bom para orçamento escasso pois o google se você não mostrar quais são os horários .
1.7 – Quais são os diferencias do seu negócio?
Precisa saber principalmente para as extensões de destaque para diferenciar do concorrente.
1.8 – Qual o telefone para que o lead entre em contato com o seu cliente?
Extremamente importante para inserir nas extensões pois as pessoas imediatistas entrarão em contato. Verifique também se na página de destino contém o mesmo número.
1.9 – Pergunte ao seu cliente: SE você fosse anunciar o seu produto/serviço como iria oferecer?
Você como gestor tem que entender o negócio e do ponto de vista do cliente para entender como é a forma em que ele comunique. Procure colocar as palavras chaves que ele indicou para não ter “ruídos” na comunicação.
Em resumo: É importante definir o que e qual será o serviço senão vai querer anunciar tudo e vender tudo definindo corretamente as palavras chave que vão aparecer no anúncio.
2 – Levantamento de dados de acesso do cliente:
Sem os dados do cliente você não consegue começar as campanhas de Google Ads. Caso o cliente não tenha, é hora de você gestor de tráfego realizar a criação da conta.
Quais são os dados de acesso que eu devo ter para iniciar uma campanha de google ads?
– Conta do Google Ads;
– Acesso na conta do Analytics;
– Acesso ao Google Search Console: Sim, é importante pois temos conhecimento necessário até para fazer o SEO no site trazendo mais visitas e isto contará muito ao seu favor.
– Google Tag Manager para instalar os códigos no Site do seu cliente para realizar o trackeamento das conversões. Normalmente os sites estão sendo desenvolvidos em WordPress o que facilita muito o nosso trabalho. Caso não conheça nada de desenvolvimento, aconselho que contrate um profissional.
SE o cliente não tiver nada disso, sempre crie as contas no e-mail do cliente para que se houver algum cancelamento o cliente ficará com os dados que são dele e o cancelamento do contrato é simplesmente desfeito. Convenhamos, tem cliente muito chato.
3 – Palavras chave do negócio do seu cliente
Pergunte ao seu cliente quais são as palavras chave que ele gostaria de aparecer nos anúncios. Somente o seu cliente que conhece o negócio dele e sabe quais são as principais palavras chaves que seus clientes poderão buscar pelo serviço/produto.
O seu trabalho será de entender quais são estas palavras e também propor outras palavras chaves semelhantes que poderão aparecer nos resultados do google.
Duas ferramentas importantes que temos que conhecer são:
- Keywordtool.io : Bastante simples, bastando colocar a sua palavra chave que esta ferramenta retornará para você o volume de pesquisas e o CPC médio. Mostrará também todas as palavras correlacionadas que poderão ser compradas e excluídas.
- Ubersuggest
- Keyword Planner do próprio google: Esta ferramenta ajuda a procurar por localização.
Importante validar as palavras que não poderão nas pesquisas dos leads no google.
4 – Reunião para passagem de conhecimento
Você, como gestor de tráfego, deve-se realizar uma reunião básica de treinamento do Google Ads. Apenas um mini-treinamento de como funciona as campanhas.
Explique:
Que cada palavra tem um valor;
Que o Google só cobra quando o anúncio é clicado;
Explique o que é CTR-número de cliques recebidos pelo seu anúncio dividido pelo número de vezes que ele foi exibido;
É importante dizer que não pode ficar pesquisando o próprio anuncio e clicando pois vai gastar o dinheiro atoa e atrapalha nos levantamentos dos indicadores;
O cliente oculto para campanhas de Google ADS
Faça um cliente oculto na empresa do cliente para “testar” o comercial. Precisamos identificar falhas que sempre vai ter. Pode ser você ou outra pessoa que entenda do assunto e faça as perguntas corretas para quem te atendeu.
O processo da venda é primordial para um bom funcionando do trabalho do Gestor de Tráfego. Dê o retorno posteriormente ao seu cliente como foi o atendimento. Monte uma planilha de projeções e mostre a ele.
Importante definir qual tipo de campanha vai fazer de acordo com a taxa e clicks e o retorno que o cliente quer.
5 – Ajustes do site.
O site precisa refletir exatamente o que a campanha vai realizar, ou seja, se você anuncia para serviços de “Canal no dente” a página ou a Landing Page deve refletir exatamente sobre Canal no dente e não “Aparelho odontológico”;
O que normalmente é realizado no site do seu cliente:
- Devemos ajustar as palavras chave da página;
- Verificar se o cliente inseriu um botão do WhatsApp;
- Verificar se tem uma página para cada tipo de serviço;
- Instalar o tag manager;
- Configurar os eventos de conversão: Preencheu um formulário? Clicou em um botão? É preciso informar o tag manager o que cada click representa de conversão para o cliente.
6 – Criação de campanhas
Definições das palavras chave, tipo de campanha
7 – Configurar os envios dos relatórios
Medir a performance da campanha para enviar ao seu cliente.