Sobre a web série – Automatização de processos na prática

Olá, seja muito bem vindo à esta série em VÍDEOS sobre automatização de processos baseado na metodologia BPM utilizando como apoio um  software de BPMS. Este é um projeto pessoal com a ideação de trazer um conteúdo de qualidade para te ajudar na sua jornada em processos.  Navegando nos menus no topo do site você encontrará meu currículo, formulário de contato para caso queira falar comigo e um fórum de discussões aberto à todos para que possamos trocar ideias e conhecimentos. Vamos juntos criar uma comunidade de profissionais interessados em melhoria e transformação de processos.

Durante os vídeos, vou demonstrar através de 6 capítulos toda a metodologia que trabalho atualmente para automatizar processos trazendo benefícios em agilidade na execução das tarefas do dia a dia em sua empresa/negócio. 

Vamos trabalhar com O software FUSION da empresa NEOMIND.

Em um projeto de automatização é possível começar pequeno e agregar valor durante a jornada, diferente de grandes sistemas/iniciativas. Aliás o modelo ideal é começar e atuar sempre de forma muito simples.

Faça seu cadastro clicando aqui e participe dos fóruns de discussão. Os tópicos serão criados assim que cada capítulo for publicado no site.

Cadastre-se aqui

Para quem é esta série

Esta séria foi elaborada para profissionais:

  • Estudantes de processos: Para você que está iniciando uma pós graduação em Gestão por processos;
  • Profissionais de processos que atuam em melhorias e transformação
  • Gestores de equipes de processos;
  • Empresários que buscam uma forma de automatizar os processos da sua empresa
  • Entusiastas de tecnologia

Vamos aos tópicos que serão abordados aqui: RESUMO

SOFTWARE BPMS – O QUE É

Para que possamos automatizar um processo, se faz necessário o entendimento de como o BPMS “trabalha” para você. Esta é uma dúvida muito comum de profissionais que nunca tiveram contato com um BPMS. Trabalhar com processos é trabalhar com mudanças frequentes, não se preocupe em errar…

Neste vídeo vou demonstrar toda a lógica passo a passo de como modelar o TO BE, a forma que o software coleta as informações em cada atividade e os principais artefatos do BPMN que vamos usar.

É MUITO IMPORTANTE NÃO pular esta aula, será base para todo o nosso estudo.

AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS BPMS – CAP 1: INICIAÇÃO

Neste capítulo vamos falar um pouco sobre como você deverá iniciar um trabalho de processos para empresas e como a cultura efetiva de melhoria de processos deve ser levada em consideração.

Vou propor aqui um ou mais processos(dependendo do engajamento das pessoas) para que possamos construir juntos o AS IS com técnicas de levantamento de processos.

AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS – CAP 2: PLANEJAMENTO

Um bom planejamento deve ser realizado. Aqui vamos utilizar o AS IS que foi proposto no Capítulo 1 para desenvolver o cronograma, como também diagramar o modelo das informações do “banco de dados” e a prototipação das telas.

Não se preocupe, você NÃO precisa ser um profissional de T.I. para realizar todas estas etapas. Qualquer pessoa que seja curiosa e está disposta à aprender está apta à transformar um processo!

AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS BPMS – CAP 3: DESENVOLVIMENTO

Nosso primeiro contato com o BPMS será aqui. Se você NÃO assistiu a aula 1 será muito difícil o entendimento pois vamos criar juntos os formulários de cada atividade e as regras de negócio do processo.

Vamos trabalhar com O software FUSION da empresa NEOMIND.

AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS – CAP 4: HOMOLOGAÇÃO

É hora de TESTAR o processo antes de publicar em produção. Extremamente importante esta etapa pois este é o primeiro contato do “cliente” com a ferramenta e o novo processo. A JORNADA do cliente será estudada aqui.

AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS – CAP 5: PRODUÇÃO

Colocando pro processo em produção. Aqui o coração aperta e a adrenalina SOBE.

AUTOMATIZAÇÃO DE PROCESSOS – CAP 6: MONITORAMENTO

Monitorar é um passo muito importante. Monitore!